SOLICITE UMA PROPOSTA PARA Sistema WMS: vantagens para os processos logísticos

Nome Completo

Empresa

E-mail

Telefone

Mensagem


09.set.2014

Sistema WMS: vantagens para os processos logísticos

Há alguns anos atrás era tão normal aguardar semanas para receber uma compra que os consumidores não se importavam com a demora quando tinham vantagens como preço ou qualidade diferenciada. No entanto, com o crescimento das compras via internet, a velocidade de entrega é um grande diferencial para um e-commerce.

Por isso, para quem deseja se destacar frente à concorrência e realizar entregas muito rápidas, o Warehouse Management System (WMS) – ou Sistema de Gerenciamento de Armazém – é fundamental. Entenda um pouco melhor como ele funciona e quais são as vantagens em ter um sistema desses para auxiliar suas operações logísticas.

 

Funcionalidades

Com o uso do WMS as empresas podem criar soluções logísticas mais eficientes e, consequentemente, obter uma boa vantagem competitiva. As principais funcionalidades deste sistema são:

  • Agendamento de recebimento: onde é possível, através de informações, mostrar em qual horário e local uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação.
  • Recebimento: todos os volumes são conferidos e verificados no sistema. Caso haja qualquer problema no processo, também ficará registrado.
  • Endereçamento: depois de conferido, o sistema emite etiquetas de código de barras, que serão colocadas nos volumes.
  • Armazenamento: nessa etapa, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta quais são os espaços disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição.
  • Separação: sempre que for necessário separar os volumes, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. Também é feita uma conferência do endereço de entrega através da leitura do código de barras.
  • Expedição: os itens separados são conferidos uma última vez e colocados dentro de uma área reservada para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem ou e-mail informando que o item foi entregue.

 

Vantagens

Podendo criar melhores soluções aos desafios de armazenagem, localização e expedição de mercadorias, a principal vantagem  do WMS é elevar a confiabilidade e diminuir os riscos por parte da empresa que o utiliza.

Isso acontece porque a tomada de decisões fica muito mais ágil devido à otimização do espaço de armazenagem, melhoria da produtividade e melhor controle na saída e entrada de mercadorias. Com um serviço de nível muito superior, as reclamações por parte dos clientes diminuem, algo que também favorece a empresa.

Sabendo da importância do WMS para seus clientes, a BPLog utiliza o sistema em seu serviço de armazenagem. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe através de [email protected]